Bem-vindo a Wilio! Fazer

Você está vendo Wilio como um cliente não registrado

Mude para profissional
Navegação
Serviços
Lista de preços
Sobre a aplicação
Baixe o aplicativo
Como funciona
Como podemos melhorar
Contate-Nos
Sobre Wilio
Entrar
Bem-vindo a Wilio! Fazer

Você está vendo Wilio como um cliente não registrado

Mude para profissional
Navegação
Serviços
Lista de preços
Sobre a aplicação
Baixe o aplicativo
Como funciona
Como podemos melhorar
Contate-Nos
Sobre Wilio
Entrar

Isolamento telhado

Você está procurando um carpinteiro para isolar o telhado? Temos 24.137 fornecedores nesta categoria. Enviar inquérito.

iniciar

32.351 profissionais registrados

85.422 projetos resolvidos

4.8 de 5 Avaliação média de nossos especialistas

226 512 instalações de aplicação

Isolamento telhado

Precisa de um serviço na área do isolamento de telhados? A Wilio irá ajudá-lo a encontrar especialistas de qualidade em levantamento espacial, isolamento de isolamento, fixação de barreira de vapor e vedação da conexão da folha. O preço do isolamento do telhado geralmente depende da gama de serviços. Veja mais informações sobre os serviços: medidor, massa de vidraceiro e faca de corte fornecidos por um de nossos 24.137 especialistas na categoria

Veja também:Preços

32.351 profissionais registrados

85.422 projetos resolvidos

4.8 de 5 Avaliação média de nossos especialistas

226 512 instalações de aplicação

Informação útil

O que você precisa saber

Isolamento de telhado
Você sempre pode dizer quem não isolou seu sótão por causa dos pombos e outros pássaros que ficam no telhado e aproveitam todo o calor que vem da casa abaixo. O calor está aumentando e os pássaros astutos são rápidos em aproveitar.

O que é o isolamento do sótão?
O isolamento do sótão é uma barreira de material no espaço do telhado. Pode ser colocado entre vigas (vigas horizontais ao longo do piso do seu sótão) ou vigas (vigas inclinadas que suportam o telhado).

De qualquer forma, o isolamento retarda a transferência de calor entre o seu espaço de vida e o mundo exterior, criando uma casa mais quente no inverno e mais fresca no verão. O isolamento entre as vigas mantém o calor em seu espaço abaixo e cria um sótão fresco, enquanto o isolamento nas vigas mantém o calor no espaço do telhado também.

Outros benefícios do isolamento do telhado incluem:

Contas de aquecimento mais baixas
Melhorar a eficiência energética da sua casa
Aumentando o valor da sua casa
O isolamento do sótão para uma casa geminada média de 3 quartos com aquecimento central a gás pode começar com isolamento DIY por cerca de € 50 e isso pode levar menos de um ano, reduzindo os custos de energia.
Por que o isolamento do sótão é necessário?
Em casas não isoladas, um quarto do calor perdido se espalha pelo telhado. Isolar o sótão ou o telhado é uma ótima maneira de aumentar o aconchego da sua casa. E há ainda mais boas notícias: durará mais de 40 anos e deve se pagar muitas vezes em economia de energia, já que o custo do isolamento do sótão é relativamente baixo.

Em termos de benefícios ambientais, um bom isolamento do sótão também o ajudará a reduzir a pegada de carbono da sua casa. Isso porque quanto melhor isolada for a sua casa, mais eficiente será o seu sistema de aquecimento - reduzindo as emissões e economizando dinheiro nas contas.

Posso isolar o meu sótão?
É possível (na verdade, muito fácil) instalar você mesmo o isolamento do telhado, desde que:

É fácil entrar no seu espaço no telhado.
Não há problemas com umidade ou condensação.
Suas vigas do sótão são espaçadas regularmente.
Você não está tentando isolar um telhado plano.
Para algo mais complicado do que isso, você precisa ser um faz-tudo experiente ou usar um técnico profissional que saiba isolar o sótão da maneira mais adequada e eficiente.

Telhados planos devem sempre ser isolados por um profissional. Se o espaço estiver úmido, você precisa resolver isso antes de iniciar qualquer trabalho de isolamento.

Restauração de casas feitas de materiais não tradicionais
Se você mora em uma casa histórica ou em uma casa construída com pedra tradicional local ou outros materiais, use materiais e métodos de isolamento de sótão apropriados. Caso contrário, sua casa pode não ser capaz de se manter tão quente ou seca quanto deveria. Na verdade, pode ser melhor consultar ou contratar trabalhadores locais treinados nas técnicas envolvidas.

Como isolar o sótão
Se você tem um sótão seco com fácil acesso e vigas uniformemente espaçadas, a maneira mais barata e fácil de isolá-lo é entre as vigas com bobinas de telhado isolante. Estes podem ser feitos de lã mineral, fibras de vidro ou materiais reciclados.

Primeiro, remova todas as caixas velhas e coisas desnecessárias do sótão.

Proteja todos os canos e tanques de água no espaço do telhado do congelamento, pois o sótão ficará muito mais frio uma vez isolado do espaço abaixo.

Verifique se existem linhas de energia. Se houver, ele precisará estar acima do material de isolamento, mas não deve se esticar para conseguir isso. Se você não tiver certeza do que fazer, consulte um eletricista profissional.

Meça o seu sótão e compre material de isolamento suficiente para cobri-lo e preenchê-lo até uma profundidade de pelo menos 270 mm.

Desenrole o isolamento e coloque-o entre as vigas. A maioria das vigas tem cerca de 100 mm de altura (mas meça isso primeiro), então você precisará de lã de 100 mm para esta primeira camada. As placas de isolamento do sótão geralmente têm 1140 mm de largura, então você provavelmente precisará cortá-las para caber. Use uma tesoura, pois rasgar ou esticar o material reduzirá sua eficácia.

Crie uma segunda camada em ângulo reto com a primeira. Se a primeira camada tiver 100 mm de profundidade, você precisará de lã de 200 mm para a segunda camada.

Preciso usar meu sótão como espaço de armazenamento, ainda posso isolá-lo?
Se você quiser guardar coisas com segurança no sótão, precisará anexar tábuas acima das vigas. Mas se você simplesmente preencher as lacunas entre as vigas com isolamento e depois passar por cima, não obterá profundidade suficiente de isolamento do sótão.

Como você pode aumentar a espessura da camada de isolamento do seu telhado

Coloque lã mineral entre as vigas e, em seguida, prenda as placas de isolamento sólido sobre as vigas com as tábuas do piso por cima. Você poderia você pode até comprar isolamento e tábuas de piso que já estão conectadas entre si, o que torna o trabalho muito mais rápido e fácil.

Você também pode usar suas habilidades (ou de outra pessoa) para criar um nível de piso mais alto para acomodar os 270 mm necessários de isolamento do loft.

Seja qual for a sua decisão, não coloque 270 mm de lã mineral e depois apenas a comprima, pois isso reduzirá sua eficácia e você poderia ter usado menos.

Lembre-se de que o isolamento entre as vigas criará um espaço frio no telhado; portanto, se você estiver mantendo algo que precise ficar quente, é melhor isolar as vigas do que as vigas.

Como evitar que o ar quente vaze para o sótão através da escotilha?
Certifique-se de que a tampa está bem encaixada. Se não estiver, provavelmente precisará ser substituído. Se parecer se encaixar melhor no inverno do que no verão, você pode ter umidade no sótão e precisará resolver isso antes de considerar o isolamento do telhado.

Depois de garantir um ajuste confortável, use um stripper entre ele e a armação.

Verifique se o calor não está vazando para o telhado através de outras aberturas - por exemplo, acima da caixa de ventilação ou ao redor dos tubos. Se houver, você deve selá-los antes de isolar o sótão.

Transformei meu sótão em espaço vital. Como faço para isolá-lo?
Se você estiver usando o sótão como quarto, sala de jogos ou estudo, você vai querer mantê-lo tão quente quanto o resto da casa - então isolar o sótão não faz sentido. Em vez disso, você precisa isolar o telhado. O método usual é inserir placas isolantes sólidas entre as vigas.

Eles devem ser cortados exatamente no tamanho certo para que caibam bem e não deixem entrar rascunhos. Para obter a espessura de isolamento necessária de 270 mm, também pode ser necessário isolar as vigas com gesso cartonado isolado.

Se você não gostar da aparência das placas isolantes, você pode cobri-las com gesso cartonado e pintá-las ou colocá-las em papel de parede.

Você também pode usar esse método se quiser manter o sótão aquecido por outros motivos.

Minha escotilha do loft é muito pequena para um adulto passar. Como posso isolar o sótão?
Você precisará usar um técnico profissional que soprará o isolamento granulado em seu sótão usando equipamentos especiais. O material isolante do telhado será fibra de celulose ou lã mineral, que é modificada para garantir sua não inflamabilidade. Isso deve levar apenas algumas horas, dependendo do tamanho do seu sótão.

Como funciona o isolamento do sótão se você tiver um telhado plano?
Se você tiver um telhado plano, é melhor isolá-lo do lado de fora do que do lado de dentro. Isolá-lo por baixo pode causar problemas de condensação.

Quando você planeja substituir seu telhado, ainda precisará isolá-lo para atender às regulamentações governamentais. Se você planeja fazer isso em um futuro próximo, faz sentido fazer os dois trabalhos juntos. Você pode adicionar uma camada de isolamento entre a superfície do telhado de madeira e a camada externa à prova de intempéries.

No entanto, se o seu telhado plano não precisar ser substituído por vários anos, você pode adicionar uma placa de isolamento diretamente em cima do topo resistente às intempéries.

Nosso sótão está um pouco úmido, o isolamento vai piorar?
O isolamento entre as vigas deixará o sótão muito mais frio, o que pode piorar seu problema de umidade. Mesmo o isolamento das vigas pode causar umidade, pois interrompe as correntes de ar e reduz a ventilação natural. Portanto, se você decidir isolar o sótão, provavelmente será necessário aumentar a quantidade de ventilação; nesse caso, você precisará de permissão de planejamento.

Recomendamos que você procure o conselho de um construtor ou especialista em umidade antes de iniciar este projeto. Converse com eles sobre a remoção de umidade antes de pensar no isolamento do sótão.

Meu tanque de água fria e canos estão no sótão. O isolamento os afetará?
Sim. Se você colocar isolamento entre as vigas, o espaço do telhado ficará extremamente frio no inverno. Você deve, portanto, isolar seu tanque e tubos individualmente para evitar congelamento e ruptura. Se isso acontecer, os reparos custarão muito mais do que a economia que você obtém com o isolamento do sótão.

Se você isolar entre as vigas em vez das vigas do sótão, o espaço ficará quente e seus canos ficarão bem.

O isolamento do sótão pode economizar dinheiro.

Não há como fugir disso: se sua casa estiver em um clima frio, mantê-la aquecida durante o inverno é caro. O Departamento de Energia prevê que os preços do gás natural e do óleo de aquecimento voltarão a subir neste inverno em relação ao ano passado - após um ano em que os preços do óleo de aquecimento subiram acentuadamente na maior parte do país.

Claro, você pode diminuir o termostato e adquirir o hábito de usar suéteres volumosos dentro de casa para cortar custos. Mas se você tem um sótão inacabado, isolá-lo adequadamente é uma das maneiras mais fáceis de manter suas contas de aquecimento baixas nesta temporada. "É DIY um projeto que você pode realizar em um fim de semana e as economias que você obtém somam todos os anos”, diz Peter. Estima-se que um sótão devidamente isolado pode economizar de 10 a 50 por cento em sua conta de aquecimento. Para climas quentes, funciona ao contrário; no verão ajuda a estabilizar as temperaturas internas da casa para que estejam constantemente sob controle da necessidade de resfriamento.

Em um mundo perfeito, você contrataria um auditor de energia para lhe dizer exatamente quanta proteção você está obtendo com os poucos centímetros de isolamento do sótão que você já possui e identificar coisas como vazamentos de ar que você pode selar para garantir que seu isolamento funcione multar. Mas se você não puder pagar várias centenas de dólares por este serviço, não se preocupe: reunimos todo o know-how mais importante sobre custos de isolamento de sótão, produtos, trabalho de preparação e instalação aqui. Continue lendo para mais detalhes.

O custo do isolamento do sótão
Os principais fatores que afetam os custos são:

Tipo e material de isolamento
Metros quadrados do seu sótão
Preços do fornecedor ou instalador de isolamento
Observação: Se você precisar isolar caixas de junção elétricas ou cabos, o processo pode exigir a assistência de um eletricista.

Comece pelo sótão
Pare de usar o sótão para armazenamento. Por quê? Porque a maneira mais fácil e barata de isolar o sótão é colocar o material sob o piso. Mas se o piso for coberto com uma placa, não é possível cobrir toda a área necessária com isolamento.

Certifique-se de puxar o chão e colocar o novo isolamento em cima do antigo. Sem o chão, você precisará encontrar um lugar para roupas fora de temporada e itens casuais em outro lugar.

Escolha o tipo e o material de isolamento
Você tem duas opções ao isolar um sótão por um artesão caseiro: enchimento solto ou feltro (um termo comum para isolamento de superfície). Ambos podem ser adicionados a sótãos não isolados ou em camadas sobre o material existente. Depois de decidir qual tipo é melhor para você, pesquise as opções de materiais e preços para ajudá-lo a escolher o produto certo. Sempre verifique os rótulos para obter informações específicas sobre o que você está comprando.

Preenchimento solto

As fibras de isolamento são ensacadas e sopradas até a profundidade e densidade desejadas usando uma máquina especial que pode ser alugada em um centro de hobby. Você pode colocar o enchimento no lugar e espalhá-lo à mão, mas o processo é muito mais trabalhoso e os resultados não serão tão bons.

Funciona melhor para:

Sótão com espaçamento irregular ou fora do padrão entre vigas
Sótão com muitos obstáculos para o trabalho
Sótão, onde é necessário colocar isolamento, pois preenche bem as lacunas e juntas
Lofts com teto baixo com altura limitada para manobras durante o trabalho
Faça você mesmo que deseja terminar seu trabalho rapidamente e se sente confortável trabalhando com equipamentos elétricos
Opções de material de isolamento:

Fibra de vidro

Valor R por polegada: 2,2-2,7
Feito de: Vidro reciclado ou areia que é derretida e transformada em fibras
Conclusão: Mais leve que a celulose ou a lã mineral, mas assenta mais que esses materiais, então você precisa colocar uma camada mais grossa para obter a proteção necessária.

Celulose

Valor R por polegada: 3,2-3,8
Feito de: Fibras de papel de consumo recicladas que são resistentes a insetos e fogo
Conclusão: O material soprado mais utilizado, mas pode apodrecer e mofar quando exposto à umidade.

Lã mineral

Valor R por polegada: 3,0-3,3
Feito de: Fibras de rocha ou escória de alto-forno reciclada
Conclusão: Oferece resistência natural ao fogo, mas custa mais do que outros materiais a granel.

maluco

Este material de isolamento flexível é mais frequentemente embalado em rolos que vêm em várias espessuras e larguras padrão, geralmente 16 polegadas e 24 polegadas, para caber entre vigas ou vigas dentro da casa. Eles são fornecidos com ou sem um revestimento de papel ou folha que serve como barreira de vapor. Você adiciona uma ou mais camadas para atingir o nível desejado de isolamento.

Eles são mais indicados para:

Sótão com espaçamento padrão de vigas, especialmente sem isolamento
Sótão com vários obstáculos para contornar
Sótão com altura suficiente para manobras durante o trabalho
Artesãos que não se importam em cortar material para contornar obstáculos
Opções de material de isolamento:

Fibra de vidro

Valor R por polegada: 2,9-4,3
Feito de: Vidro reciclado ou areia que é derretida e transformada em fibras
Conclusão: Comumente usado e barato, mas as fibras podem irritar os pulmões e a pele (embora menos do que nos anos anteriores, graças à melhor fabricação) e são menos eficazes em bloquear o fluxo de ar do que outros materiais.

Celulose

Valor R por polegada: 3,7-3,8
Feito de: Fibras de papel recicladas que são resistentes a insetos e fogo.
Conclusão: Não irrita os pulmões ou a pele, mas o produto é produzido em número limitado fabricantes.

Lã mineral

Valor R por polegada: 3,0-3,3
Feito de: Fibras de rocha ou escória de alto-forno reciclada
Conclusão: É naturalmente resistente ao fogo, mas o produto é mais caro que outros.

Algodão

Valor R por polegada: 3,7-3,8
Feito de: Fibras de tecido jeans reciclado
Conclusão: Bloqueia o fluxo de ar e a transmissão do som, mas o material é mais caro que outros.

Aumente o tamanho do seu isolamento existente
Pegue uma fita métrica e uma lanterna para ver que tipo de isolamento você já tem no sótão e qual é a profundidade. Retire e descarte qualquer material comprimido, manchado de água ou mofado - é inútil.

Quanto isolamento comprar
Meça a metragem quadrada do seu sótão. Leia rótulos para preenchimento gratuito; cada saco lista as profundidades necessárias para um intervalo de valores R e o número de sacos necessários para cobrir 1.000 metros quadrados nessas profundidades.

Para mantas ou rolos, calcule o número com base na largura e comprimento do produto utilizado. De qualquer forma, pegue um saco ou rolo extra - você definitivamente não quer acabar logo antes de terminar o trabalho.

Etapa de preparação número um: garantir uma vedação de ar

As lacunas no sótão ou entre os pisos inferiores e o sótão permitirão que o ar aquecido (ou resfriado) escape para o espaço externo, tornando qualquer isolamento adicional essencialmente inútil. (Aqui está um diagrama de vazamentos de ar comuns.) Aqui está uma cartilha rápida para eliminar pontos propensos a correntes de ar.

Ao redor das janelas do sótão: Use espuma de spray enlatada e minimamente expansível ao redor do revestimento e sele vazamentos ao redor da folha e apare com calafetagem de espuma.

Ao redor de dutos, fios, exaustores e tubos: As lacunas podem ser seladas com selante retardante de fogo; selar os maiores com espuma de spray resistente ao fogo

Ao redor de chaminés e chaminés: Use rufos metálicos selados com selante de alta temperatura ou cimento refratário

Outras etapas importantes de preparação antes do isolamento

Elimine esses fatores para garantir que seu isolamento dure anos e mantenha o ar onde ele pertence: dentro de sua casa.

Reparar vazamentos no telhado. A água é inimiga do isolamento. Ele cria um terreno fértil para o mofo e destrói as bolsas de ar que bloqueiam o fluxo de calor. Procure por manchas de água no revestimento do telhado e manchas úmidas ou mofadas nas vigas do sótão e no isolamento existente como pistas para a localização do vazamento.

Verifique as luminárias. A menos que você esteja usando isolamento de lã mineral ou seus acessórios não sejam classificados como seguros para contato com qualquer tipo de isolamento, não permita que o material toque ou cubra as luzes do subpiso - isso é um risco de incêndio. Crie uma lacuna de segurança de pelo menos 3 polegadas em torno de todos os acessórios usando tecido, acabamento de metal ou madeira compensada de sucata.

Direcione todos os ventiladores e aberturas de admissão para o exterior. Embora seja contra os códigos de construção liberar qualquer tipo de gás de exaustão no sótão, muitos DIYers evitaram isso. Corrija este erro para que o ar de exaustão úmido não fique preso em seu isolamento e o destrua.

Proteja-se ao instalar o isolamento
Aqui está um exemplo de como fazer o trabalho sem acidentes ou lesões.

Use uma máscara contra poeira, óculos de segurança, luvas de trabalho, uma camisa de manga comprida e calças compridas para proteger seus pulmões, olhos e pele das fibras.
Não fique nas vigas. Se você perder o equilíbrio, pode bater no teto. Use um pedaço de madeira compensada ou várias tábuas largas e resistentes como superfície de apoio e mova-as enquanto trabalha. Para estabilidade, eles devem cobrir pelo menos três vigas.

Ilumine os cantos escuros do sótão com lâmpadas portáteis alimentadas por bateria ou luzes de oficina de encaixe.

Mantenha o ar do sótão fluindo

Cobrir as aberturas do intradorso com enchimento solto ou feltros, o que você consegue se colocar isolamento ao longo dos beirais, é um grande não-não. O fluxo de ar dos intradorsos para a abertura do cume mantém o telhado fresco e evita a formação de barragens de gelo. O material bloqueará esse fluxo. Pela mesma razão, o isolamento não deve tocar a parte inferior do telhado. Para evitar que o material se espalhe, prenda defletores de plástico ou espuma no revestimento do telhado próximo aos beirais.

Se você isolar a partir do zero, coloque a barreira de vapor certa no lugar certo.

Embora alguns fios venham com papel ou papel alumínio que pode atuar como barreira de vapor, alguns especialistas preferem usar folha de polietileno de 6 mm cortada entre as vigas e as costuras seladas com fita adesiva para evitar que a umidade penetre no isolamento. Se você estiver usando preenchimento solto ou feltro, coloque a barreira de vapor o mais próximo possível do lado quente do isolamento, onde o ar quente e úmido pode entrar - em direção ao interior da casa em climas frios (sob o isolamento do piso) e no sótão para o ar quente (a parte superior do isolamento do piso). Algumas áreas não requerem uma barreira de vapor.

Outros truques e dicas para instalar o isolamento
Trabalhe do perímetro do sótão em direção à porta ou escotilha para não pisar em todo o isolamento que acabou de colocar.
Sempre cubra as partes superiores das vigas do teto para garantir que o isolamento seja profundo o suficiente para atender ao valor R desejado e para evitar a perda de calor que ocorre com a estrutura de madeira.

Tome banho completo ao longo do dia para remover fiapos de sua pele e lave suas roupas de trabalho após um uso.

Para preenchimento gratuito

Corrija o bloqueio ao redor da escotilha ou porta para permitir que o material seja colocado ao redor da área sem vazamento.

Certifique-se de que a profundidade do preenchimento seja uniforme no sótão. Para garantir a uniformidade do material soprado, aparafuse os elementos de guia profundamente em todo o espaço.

Se você deseja obter o valor R alvo do produto que escolheu, use o número de sacos que seus cálculos indicaram que o loft precisava ser isolado - nunca menos. Se você atingiu a profundidade desejada, mas ainda tem alguns sacos restantes, continue adicionando material em uma profundidade uniforme em todo o espaço até que todos os sacos sejam usados.

Para ajudar o material a atingir a densidade correta durante o uso, mantenha a mangueira de sopro paralela ao piso e às vigas do piso. Sopre o enchimento entre e sobre as vigas, não sobre elas.

Para maluco

Ao colocar o produto pela primeira vez, use sempre feltros desembrulhados para evitar que a umidade fique presa entre as camadas novas e antigas de isolamento. Você pode comprá-los sem revestimento ou simplesmente remover o papel ou o papel alumínio.

Coloque a nova camada de feltros não costurados perpendicularmente à camada antiga para cobrir as lacunas na camada inferior. As mantas adjacentes devem ser justas, mas não apertadas o suficiente para comprimi-las.

Nunca coloque feltros mais pesados, como o algodão, sobre os mais leves, como a fibra de vidro. Você comprimirá a camada inferior e reduzirá sua eficácia.
Sempre corte as mantas para caber em torno de obstruções e penetrações. Se você os obstruir ou empurrá-los ao redor dos tubos, você comprimirá os bolsões de retenção de ar no material e reduzirá suas propriedades isolantes.

Não deixe espaços entre ripas e vigas, obstruções ou ripas adjacentes. Mesmo os estreitos causarão vazamento de ar. Em vez disso, corte uma tira fina do isolamento que está usando.

Proteja os pontos de acesso

Escotilha ou porta do sótão: Fixe o isolamento de espuma rígida ao lado do sótão da escotilha ou porta.
Escada ou escada retrátil: Mantenha seu abrigo livre de correntes de ar com uma barraca isolada com zíper.

Dica: Corte a massa com uma faca de cozinha. Alguns profissionais preferem facas utilitárias porque a lâmina grande corta facilmente materiais espessos. Use um pedaço de madeira compensada como superfície de corte e use uma régua como auxiliar de corte.

Você está pensando em terminar o sótão?
Se você está pensando em transformar o sótão em um espaço de armazenamento ou de convivência, vale a pena mudar as táticas de isolamento entre as vigas e as vigas da parede em vez do piso. Você pode usar painéis de espuma rígida ou contratar um profissional para aplicar o isolamento de espuma em spray.

Os blocos de espuma bloqueiam o fluxo de ar sem uma barreira de vapor e têm um valor R por polegada mais alto do que o preenchimento solto ou feltro, para que você obtenha mais proteção com menos profundidade. Ao contrário do preenchimento solto ou feltro, você precisa usar espuma de spray para cobrir as aberturas do intradorso (eles não são necessários para resfriar o telhado). Em seguida, cubra a espuma com gesso cartonado de acordo com os requisitos de segurança contra incêndio.